PF fará estágio em aeroporto espanhol

2 de abril de 2008 10:07

A crise diplomática entre Brasil e Espanha, provocada pela devolução de cerca de mil brasileiros, barrados este ano no controle de imigração do Aeroporto de Barajas, parece ter chegado ao fim.

O subsecretário-geral de Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, Oto Maia, disse ter saído satisfeito da reunião bilateral realizada ontem, em Madri, no Ministério de Assuntos Exteriores.

No encontro, que contou com a participação de oito representantes de cada governo, não foi sequer mencionada a possibilidade de implantação do visto entre Brasil e Espanha. Ficou decidido que policiais federais brasileiros irão à Espanha para um estágio no aeroporto.

– Acordamos reforçar a cooperação policial em questões migratórias. As autoridades espanholas convidaram policiais federais brasileiros para um estágio no Aeroporto de Barajas, para conhecer a realidade in loco, acompanhar todo o processo de análise e triagem de passaportes de brasileiros e, eventualmente, essa questão de detenção de indocumentados. Isso é uma medida de ordem prática, decidida na reunião. Tudo é bilateral. Policiais espanhóis também poderão ir ao Brasil – disse o subsecretário.

Maia visitará hoje as salas do Aeroporto de Barajas onde ficam detidos os imigrantes impedidos de entrar na Espanha.