PF faz operação antiterrorismo a 15 dias do início da Olimpíada do Rio
A duas semanas do início da Olimpíada do Rio, a Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma operação sigilosa de combate ao terrorismo, focando pessoas supostamente ligadas ao Estado Islâmico.
O ministro convocou uma entrevista coletiva, em Brasília, para as 11h, na qual dará detalhes da operação.
Credenciamento
O Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), que tem sede em Brasília, fez um monitoramento nos pedidos de credenciamento para a Olimpíada. O Ciant descobriu que 40 pessoas estão com alertas a respeito de cooperação internacional. O Fantástico mostrou, no último domingo (17), que quatro delas têm comprovadamente ligação com o terrorismo.
Elas tiveram as credenciais negadas e estão sendo monitoradas pelos serviços internacionais de inteligência. Os nomes, as nacionalidades e as acusações estão sob sigilo. O Ciant, que monitora todos os tipos de credenciamento, descobriu ainda que 61 brasileiros com mandado de prisão por crimes diversos entraram com pedido de credencial.
Matéria original aqui.
Para o delegado de Polícia Federal Adriano Barbosa, o terrorismo sempre existiu, sendo um fenômeno político o terrorismo acompan ha o homem desde a primeira disputa de poder e entre grupos. Para a ADPF TV, Barbosa fez uma abordagem do terrorismo sob o viés da repressão e prevenção ao fenômeno. Clique aqui e confira