PF faz operação em 3 Estados para combater importação ilegal

10 de setembro de 2010 11:01

A Polícia Federal da Bahia realiza na manhã desta sexta-feira uma operação para combater uma organização criminosa suspeita de introduzir produtos de origem estrangeira de forma fraudulenta em território nacional. A ação tem o objetivo de cumprir 26 mandados de busca na Bahia, duas em São Paulo e uma no Espírito Santo. Além desses, dois mandados de prisão já foram expedidos.

A operação Cone conta com a participação de auditores da receita Federal. As investigações indicam a existência de organização criminosa voltada para o crime de descaminho. Segundo a polícia, os criminosos faziam a importação dos produtos visando iludir o fisco no todo ou em parte.

A organização criminosa "Conexão Nordeste" está ocultada através de uma empresa sediada em Miami, na Flórida (EUA), que tem por finalidade dar a aparência de legalidade aos negócios que são fomentados a partir do território americano. A organização possui ampla rede de empresas e de pessoas que recebem as mercadorias ilegais trazidas por via aérea e as distribuem no território nacional, em sua maioria no Estado da Bahia, por meio de falsas notas fiscais.

 

Fonte:  Terra Notícias