PF indicia 83 pessoa em inquéritos da Operação Pecúlio
A Polícia Federal concluiu os inquéritos da 5ª e 6ª fases da Operação Pecúlio, coordenada pelo Delegado Federal Fábio Seiji Tamura, como informou o portal de notícias G1 (30/01). A operação investiga um suposto esquema de corrupção na Prefeitura e na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
De acordo com a reportagem, 83 pessoas foram indiciadas, entre elas o ex-prefeito Reni Pereira (PSB), apontado como líder da organização criminosa, vereadores, ex-vereadores, ex-secretários municipais e empresários, alguns já réus na ação penal que corre na Justiça Federal.
As Operações Nipoti 1 e 2, últimas fases da Pecúlio, apontaram o pagamento de mesada aos parlamentares em troca de apoio político na Câmara em troca de cargos para familiares na administração e em empresas terceirizadas. As investigações resultaram na prisão de 12 dos 15 então vereadores da cidade, além de empresários e ex-agentes políticos.
A publicação informa também que a PF descobriu outro esquema, o de recebimento de propina para privilegiar o pagamento de empresas com contratos com a administração local envolvendo o então presidente da Câmara, Fernando Duso (PT).
Leia a íntegra da matéria no G1: http://glo.bo/2kKZ4zc