PF indicia dois prefeitos por corrupção eleitoral
A Força-Tarefa da Polícia Federal já indiciou e deverá enviar, ainda nesta sexta-feira (20), os inquéritos que concluíram que dois prefeitos do interior do Estado cometeram o crime de corrupção eleitoral nas eleições de 2008. As acusações pesam contra Amaro Jorge Marques da Silva (PP) e Cícero Cavalcante de Araújo (PMDB), gestores das cidades de Jacuípe e São Luiz do Quitunde, respectivamente.
De acordo com o delegado Políbio Brandão, coordenador da Força-Tarefa Eleitoral, Amaro Jorge foi denunciado por fazer doação de combustível para correligionários políticos e eleitores durante a sua campanha para prefeito em 2008. “Investigamos e concluímos que o prefeito pagou o combustível doado com dinheiro público”, informou a autoridade policial.
À polícia, Amaro Jorge não quis responder sobre as acusações. Ele preferiu só se pronunciar em juízo. “Ele tinha o direito constitucional de ficar calado e assim preferiu se comportar”, resumiu Políbio Brandão.
São Luiz do Quintude
Cícero Cavalcante de Araújo, que conquistou a segunda colocação nas últimas eleições municipais e acabou assumindo o cargo porque o candidato eleito, Jean Cordeiro (PP) foi afastado por conta de denúncias de compra de votos, também foi indiciado pela Polícia Federal. Ele foi acusado de prática de corrupção eleitoral. O delegado não pôde dar detalhes a respeito do indiciamento de Cavalcante.
Em 2008, Amaro Jorge Marques foi eleito com 1.762 votos, o equivalente a 42,62% dos votos válidos da cidade. Ele venceu o pleito derrotando os adversários Joaquim Luciano (PT) e Leocádio Correia (PMDB).
Jacuípe tem 5.418 eleitores e 15 seções. Nas últimas eleições foram registrados 80 votos em branco, 322 nulos e 882 abstenções.
Já em São Luiz do Quitunde, Jean Fábio Cordeiro foi eleito com 8.164 votos, ou seja, com 49,21%. Entretanto, ele teve o mandato cassado por suposta prática de corrupção eleitoral. Em seu lugar assumiu o 2º colocado Cícero Cavalcante, que conquistara 8.116 votos.
São Luís do Quitunde possui 21.888 eleitores e 59 seções eleitorais. No pleito de 2008 a Justiça Eleitoral registrou 337 votos em branco, 1.070 nulos e 3.891 abstenções.
Os dois inquéritos deverão ser encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral ainda nesta sexta-feira. "Vamos encaminhá-los ao TRE, que, por sua vez, deverá conduzi-los ao Ministério Público Eleitoral. O procurador regional eleiotoral é quem decidirá se vai oferecer ou não denúncia contra os acusados", explicou o delegado Políbio Brandão.
Fonte: Gazeta Web.com