PF inicia 3ª fase da Operação Greenfield

19 de abril de 2017 13:19

Uma nova fase da Operação Greenfield, coordenada pela Delegada Rúbia Pinheiro, teve início nesta quarta-feira (19/04) para investigar possíveis fraudes na compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. (Caixapar). Segundo noticiou a EBC (19/04), a PF apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal (CEF), além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.

 

Nesta 3ª fase da Operação, batizada de Conclave, estão sendo realizadas ações em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, Belo Horizonte, no Recife e em Londrina, no Paraná.

 

A PF informou, em nota, que a investigação conseguiu identificar alguns núcleos criminosos. “O núcleo de agentes públicos, responsáveis diretos pela assinatura dos pareceres, contratos e demais documentos que culminaram com a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixapar e com a posterior compra e venda de ações significativas do Banco Panamericano pelo Banco BTG Pactual S/A".

 

A reportagem também noticiou que, segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de gestão temerária ou fraudulenta, além de outros delitos que possam vir a ser descobertos. As punições para esses crimes podem chegar a 12 anos de reclusão.

 

Leia a íntegra da matéria na EBC.