PF inicia ação na Bahia para solução de conflitos agrários
No último domingo, 22, a Polícia Federal enviou tropas especiais para o Sul da Bahia à pedido da delegacia de Ilhéus, responsável pela administração do conflito entre índios e fazendeiros naquela região. As tropas foram deslocadas de Brasília para ajudar na situação que já está em “estado de calamidade”, com registros de assassinato, incêndio e tiroteio. As ocorrências são em fazendas ocupadas há mais de três meses por índios.
O delegado federal Rodrigo Reis se pronunciou em entrevista para a Rede Globo e registrou que cerca de 30 policiais do Comando de Operações Táticas (COT) foram enviados para a região afetada da Bahia, e ainda que outros agentes de Salvador também poderiam ser enviados ao longo do dia.
Nesta segunda-feira, 23, foi realizada uma reunião entre o representante da segurança pública, Maurício Teles Barbosa, e representantes do Ministério da Justiça, da Força Nacional, da Policia Federal, FUNAI, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar e Civil. O tema foi a criação de uma força tarefa para restabelecer a ordem nos locais invadidos.
O primeiro objetivo da força tarefa especial será desarmar as duas partes da disputa, já que ações só poderão ser efetivadas quando o STF julgar a posse das terras.