PF investiga desvio de verbas destinadas à merenda escolar
Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou a Operação Malacoda, com o objetivo de investigar o recebimento de propina e fraudes no uso de verbas federais destinadas à merenda escolar no Município de Bujaru, no Pará.
A investigação, coordenada pelo delegado federal André Ribeiro, indica que o prefeito municipal está envolvido em fraudes relacionadas à merenda escolar. A filha e a esposa do chefe do executivo, responsáveis pela Secretaria de Educação e de Finanças, respectivamente, também são investigadas.
O esquema investigado aponta que havia fraude no processo licitatório destinado à contratação de empresa de fornecimento de merenda escolar. O golpe consistia em direcionar o certame para estabelecimentos específicos, em troca de recebimento de propina pelos agentes públicos.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura e das Secretarias de Educação e Finanças, e na residência dos investigados. As deliberações foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1º região, que também determinou o afastamento dos envolvidos dos cargos.