PF investiga fraude tributária contra Zona Franca de Manaus
MANAUS – A Polícia Federal no Amazonas cumpre, na manhã desta terça-feira (8), a mandado de busca e apreensão em empresa de venda de metais em Manaus. Segundo as investigações, a Marfel Indústria e Comércio Ltda., a Nortplast, estaria envolvida em uma fraude contra o sistema de tributação da Zona Franca de Manaus. Rombo causado pelo esquema ultrapassariam R$ 4 milhões ao ano.
A ação faz parte da Operação Cobre. De acordo com a PF, além do mandado no Amazonas, outros dois também serão cumpridos nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Os alvos da ação são empresas transportadoras, a indústria de metal e uma outra de beneficiamento de metais.
A Nortplast, localizada na Avenida Dom Pedro I, bairro Alvoraza, zona Centro-Oesde de Manaus, faria parte do esquema de desvio de cobres comprados pela empresa e encaminhados para a empresa em Natal, no RN. A suposta fraude prejudica o sistema de tributação da Zona Franca de Manaus, que tem beneficiamento de impostos para a compra. As transações ultrapassariam a soma de R$ 4 milhões ao ano. A PF acredita que os fraudadores falsificavam conhecimentos de cargas, enviando quantidades de cobre a menor para Manaus, e a diferença para a outra empresa do mesmo grupo em Natal/RN.
FONTE: PORTAL AMAZONIA