PF investiga fraudes na aposentadoria rural em Alagoas

12 de março de 2018 16:26

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã de hoje (12), a Operação Terra Prometida, que investiga fraudes nos benefícios previdenciários de aposentadoria por idade, pensões por morte e salários maternidade do meio rural do estado de Alagoas. Ao todo, foram expedidos 24 mandados judiciais, sendo três de prisões temporárias e 21 de busca e apreensão, nos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca e Canapi.

 

As investigações iniciaram em 2016, após denúncias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do estado, que encontrou irregularidades nos benefícios desde o ano de 2012. O grupo criminoso que atua no estado há pelo menos cinco anos, é formado por servidores públicos e dirigentes sindicais.

 

Segundo o levantamento, em 21 benefícios obtidos de forma fraudulentamente, o esquema criminoso provocou um prejuízo de mais de R$ 500 mil aos cofres públicos. E o delegado Alexandre José Borges de Mendonça, que coordena a investigação, avalia que com a operação “evitou-se um prejuízo que ultrapassaria os R$ 2 milhões”.