PF investiga o prefeito de Canoas (RS) pelo desvio de dinheiro para campanha de vice
A Operação Suffragium, coordenada pelo Delegado Federal Fernando Casarin, investiga o prefeito de Canoas (RS), como noticiou o jornal Zero Hora na última segunda-feira (03/10). O prefeito Jairo Jorge (PT) estaria envolvido com indícios de caixa 2 na campanha de sua vice, Beth Colombo (PRB).
Segundo a matéria, a investigação começou depois de uma denúncia anônima, recebida no fim de agosto, informando que havia financiamento de caixa 2 na campanha de Beth por meio de empresas que prestam serviços ao município. A denúncia acrescentou que Jairo, como coordenador-geral da campanha, seria o mentor da "empreitada criminosa".
Após a denúncia, a PF apreendeu R$ 526,7 mil no comitê da coligação Bloco do Orgulho Municipal (BOM) e na residência do então coordenador financeiro da campanha, Guilherme Ortiz. O tesoureiro ocupa cargos em comissão na prefeitura desde o primeiro mandato de Jairo. A suspeita é de que o dinheiro recolhido seja resultado de caixa 2.
No último domingo (02/10), a vice-prefeita prestou depoimento à PF, em Porto Alegre, onde repetiu a defesa da coligação ao informar que desconhece a origem do valor encontrado com o tesoureiro. Ela também repetiu que Ortiz é quem precisa prestar esclarecimentos.
Leia a íntegra da matéria do jornal Zero Hora: http://bit.ly/2dNYWiK