PF investiga quadrilha que atuava dentro do Banco do Nordeste

2 de dezembro de 2016 16:21

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (02/12) a Operação Default, coordenada pelo Delegado Federal Cláudio Carvalho da Silva, que investiga um esquema criminoso instalado nas estruturas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que se beneficiava de financiamentos irregulares para a compra de maquinários pesados. Segundo noticiou o jornal O Povo (02/12), o prejuízo é avaliado em R$ 41 milhões.

O principal alvo da operação seria um prefeito eleito no interior do Ceará, segundo a PF. A ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, cinco de sequestro de bens e dez de intimação.

Segundo a reportagem, o esquema envolvia empresários e funcionários do BNB. O grupo investigado abria empresas e fazia financiamentos com intuito de adquirir maquinários pesados. Entretanto, após receber o financiamento, as empresas eram fechadas e, assim, não pagavam o financiamento.

Desde outubro de 2014 a PF vem investigando a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN), além da organização criminosa que atuava no BNB para a obtenção irregular de financiamento com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste.

A Operação Default mobilizou 57 policiais federais que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos Municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Leia a íntegra da matéria no O Povo Online: http://bit.ly/2gv0n5v