PF lança Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018

2 de outubro de 2018 18:00

As eleições deste ano vão ganhar um reforço maior, graças ao Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 (CICCE), inaugurado pela Polícia Federal, nesta semana. A cerimônia abertura contou com a presença do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do diretor-geral da PF, Rogério Galloro. O objetivo é garantir a integração entre os 14 órgãos que fazem parte do trabalho e reduzir o tempo de resposta para casos de crimes eleitorais. 

 

Desde o início do ano, a Polícia Federal instaurou 1.659 inquéritos para apurar supostas  irregularidades. O maior taxa está no Rio de Janeiro (32% dos inquéritos), seguido por Ceará e São Paulo. Esse índice tende a aumentar 50% na semana que antecede a votação, de acordo com estudos do governo. 

 

O trabalho também vai atuar na prevenção de crimes e combater as fake news. O CICCE ainda deve acompanhar, em tempo real, a agenda dos candidatos a presidente que têm segurança feita pela PF.  A atuação será semelhante à adotada durante os grandes eventos ocorridos no Brasil entre os anos de 2013 a 2016, apoiará os Gabinetes de Gestão Integrada Regionais na solução de eventos críticos e exercerá o monitoramento situacional das atividades da Polícia Federal em todo o território nacional.