Imagem/Ilustração

PF lança programa Rosa dos Ventos para a melhoria da saúde física e mental de seus servidores

17 de abril de 2023 14:43

Partindo da necessidade de uma melhoria da saúde física e mental e da qualidade de vida no trabalho dos servidores da Polícia Federal (PF), a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) criou o programa institucional “Rosa dos Ventos”. O projeto está alinhado estrategicamente com a meta 7 do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), que determina a diminuição em 30% do índice absoluto de suicídios dentro da instituição até 2030.

O Rosa dos Ventos vai trabalhar com a prevenção ao adoecimento mental e o suicídio dos servidores. Para isso, procedimentos serão aplicados para tratar as diferentes etapas de todo o processo. São quatro as diretrizes do programa, a desmistificação do adoecimento mental; o envolvimento e união dos servidores; a identificação do adoecimento mental; e a retomada do vínculo com a PF. Essas recomendações não possuem uma ordem de importância, elas se complementam e serão trabalhadas em conjunto.

Dados coletados pela DGP informam que desde o ano de 1999 até março de 2023, 57 servidores da Polícia Federal tiraram a própria vida. No ano de 2020 dois casos foram ocorridos, em 2021 mais dois e em 2022 não houve registros.

O público-alvo do Rosa dos Ventos são os servidores ativos da PF, mas em breve, os terceirizados e estagiários serão inseridos nas atividades. A administração do DGP se preocupa em atender todos os funcionários que frequentam a instituição. Outra demanda a ser inserida, é a inclusão de ações destinadas aos servidores aposentados no programa.

Para conhecer melhor e identificar as necessidades dos servidores, o Rosa dos Ventos propõe um questionário de demandas motivacionais que deverá ser respondido por todos. As respostas das questões servirão para identificar casos de adoecimento mental que serão devidamente tratados pelos profissionais do biopsicossocial da PF e as outras informações servirão para nortear as ações estratégicas do programa.

Os funcionários poderão se inscrever como voluntários após responderem ao questionário disponibilizado pelo programa. Todas as orientações necessárias sobre esse trabalho serão oportunamente divulgadas. Segundo as informações da Diretoria de Gestão de Pessoas, já existem mais 700 voluntários inscritos e milhares de questionários respondidos.

Para ter acesso ao formulário de perguntas, o servidor precisa estar logado em seu e-mail institucional e conectado na rede da instituição.

Os formulários respondidos servirão como apoio para a estabelecimento de ações a serem desenvolvidas nas unidades da PF, assim como a construção de políticas e propostas de soluções da DGP.

Uma das responsáveis pelo projeto, Érica Souto conta que “O Rosa dos ventos é um programa revolucionário, humanista e indispensável, ele pode salvar vidas. Temos um grande desafio pela frente e vamos precisar muito da colaboração de todos”, cita.

Os resultados esperados dessa iniciativa guardam uma relação importante com o Salário Emocional que é um conceito relativamente novo diretamente atrelado aos sentimentos dos trabalhadores em relação ao emprego, que vai além da remuneração mensal. Conseguimos encontrar no Rosa dos Ventos vários elementos que melhoram essa relação, o pertencimento, a criatividade, o prazer, a inspiração, o crescimento pessoal e profissional e o senso de propósito. Além da melhoria no ambiente de trabalho, a redução dos casos de adoecimento mental, a redução da taxa de suicídios e principalmente a transformação da cultura institucional.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) apoia integralmente o programa e se coloca à disposição da Diretoria de Gestão de Pessoas.