PF prende ex-auditor da Receita Aramis Pereira de Moraes

16 de fevereiro de 2017 18:25

A Polícia Federal prendeu, na última terça-feira (14/02), o auditor aposentado da Receita Federal, Aramis da Graça Pereira de Moraes. Ele vinha sendo investigado pela Operação Máscara de Ferro desde 2011. Segundo noticiou o Estado de São Paulo (16/02), Aramis foi levado para a Custódia da Superintendência Regional da PF no bairro da Lapa, mas deverá ser transferido para uma prisão estadual.

 

Em inquérito presidido pela Delegada Federal Tânia Prado identificou-se que o ex-auditor chefiou um grupo criminoso infiltrado no Sistema Importa Fácil dos Correios em São Paulo. Desta forma atuavam no contrabando de mercadorias procedentes da China, Hong Kong e Cingapura.

 

Aramis teve seu nome citado no escândalo de corrupção na Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, em 1995, sem ter sido incriminado. Em abril de 2015, quando já era alvo da Máscara de Ferro, se aposentou.

 

Ainda segundo a reportagem, entre março de 2009 e janeiro de 2011, período investigado pela operação, o esquema de Aramis internou ilegalmente no País 250 toneladas de produtos daqueles países no valor estima em R$ 100 milhões na época.

 

Outros 22 alvos da operação – entre empresários, comerciantes, despachantes e seis funcionários e um ex-funcionário dos Correios – também foram denunciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica, estelionato e facilitação ao contrabando e ao descaminho.

 

Aramis da Graça Pereira de Moraes foi condenado a 16 anos de prisão em regime fechado.

 

Leia a íntegra da matéria no Estadão: http://bit.ly/2kD9U96