PF realiza operação com utilização de sistema antifraude no Pará e Maranhão
A Operação Seguro Fake, realizada pela Polícia Federal na última quarta-feira (21/02), buscou desarticular grupo criminoso especializado em fraudes no Seguro Desemprego. As ações aconteceram em dois estados com alta incidência da prática: Pará e Maranhão.
Coordenada pelos Delegados Federais Dr. Leonardo Araújo de Almeida e Dr. Joziel Brito, a investigação é resultado do desenvolvimento de uma nova metodologia de investigação elaborada pela PF, em conjunto com o Ministério do Trabalho (MTb), que inter-relacionam saques, apontando elementos comuns e possibilitando indicar qualquer tipo de fraude.
Segundo nota da PF, a delegacia da Polícia Federal na cidade de Redenção, no Pará, é o protótipo dessa nova metodologia de investigação que, segundo a Direção-Geral do órgão, passará a ser utilizada em todas as delegacias do país.
Em apenas 10 minutos os policiais flagraram 42 tentativas de fraude ao benefício em uma única agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Redenção (PA). Desde a implantação em 2016, o sistema antifraude teria identificado e bloqueado mais de 57 mil tentativas de fraudes no país, o que equivaleria a desvios de aproximadamente R$800 milhões para os cofres públicos.