PF realiza operação contra fraudes no INSS em Rondônia
A Polícia Federal realizou na última terça-feira (14/03), uma operação chefiada pelo Delegado Federal Rafael Leão contra um grupos suspeito de cometer fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Rondônia. De acordo com o portal de notícias G1 (14/03), a Operação Consilium Fraudis apura que o prejuízo aos cofres públicos tenha sido de cerca de R$ 1,2 milhão.
A investigação aponta que servidores do INSS da cidade de Ariquemes (RO) recebiam propina em troca da concessão de benefícios previdenciários fraudulentos, principalmente em casos de pensão por morte rural. A quadrilha utilizava documentos falsos em processos administrativos para justificar a liberação dos benefícios. A corporação calcula que a operação tenha evitado um prejuízo de R$ 7 milhões.
A PF ainda apura que, na maioria dos casos, a propina era paga por meio de empréstimos consignados que eram obtidos pelos titulares dos benefícios fraudados e, posteriormente, repassados ao grupo.
Dois servidores do órgão tiveram o afastamento determinado pela Justiça, bem como a suspensão de 30 benefícios previdenciários e a proibição de quatro investigados de frequentarem qualquer agência da Previdência Social no Brasil.
Leia a íntegra da matéria no Portal de Notícias G1