PF realiza operação para apurar fraudes em licitações da Agevap

5 de fevereiro de 2016 10:23

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (4),13 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A operação Águas Turvas teve como objetivo dar seguimento à investigação do Ministério Público Federal sobre possíveis fraudes em contratos e licitações da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

Documentos e computadores foram encaminhados para perícia. Houve apreensões em Resende (RJ), Rio de Janeiro, São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Vitória (ES).

"Nós instauramos inquérito para apurar a questão criminal. Porque foram identificados possíveis crimes de fraude a licitações, corrupção ativa e passiva. Duas empresas participavam dos procedimentos licitatórios e sempre uma que vencia a concorrência. Profissionais que trabalhavam em uma empresa também estavam ligado ao quadro da outra empresa. Indícios fortes que essas empresas atuariam em comum, visando burlar os procedimentos licitatórios", disse o chefe da Polícia Federal em Volta Redonda, RJ, Adriano Gechele de Freitas.

Os envolvidos também vão responder por corrupção ativa e passiva. O nome das empresas não foi divulgado para não atrapalhar o curso das investigações. "Está sendo apurado. A investigação vai prosseguir. Todos os materiais arrecadados vão ser analisados e periciados para que se confirme ou não a existência, a prática desses crimes", explicou Adriano Gechele.

Procurada pela produção do RJTV, a Agevap informou que as investigações são referentes a atos da gestão anterior e que só vai se pronunciar sobre o assunto depois que a assessoria jurídica tiver acesso à íntegra da denúncia.