PF resgata 6 trabalhadores em RR
Em março deste ano, o proprietário da fazenda foi autuado e multado em R$ 1 milhão pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Delegacia Regional do Trabalho também autuou o fazendeiro por trabalho escravo.
Os policiais federais fizeram um sobrevôo na região e localizaram quatro acampamentos de trabalhadores isolados, mas só conseguiram pousar em um local onde havia seis trabalhadores. O delegado Alan Gonçalves, que está à frente do caso, diz que adolescentes também foram vistos trabalhando na região.
Segundo Gonçalves, cada trabalhador recrutado era obrigado a comprar do fazendeiro uma motosserra no valor de R$ 2,2 mil. Depois de pagar a dívida, os trabalhadores continuavam devendo ao proprietário. Isso vinha acontecendo há, pelo menos, dois anos.
O delegado informou ainda que os trabalhadores não tinham registro em carteira, não usavam equipamento de segurança, não tinham licença para usar motosserra e estavam isolados dentro da selva, sendo obrigados a comprar suas ferramentas direto do fazendeiro.
Os seis trabalhadores resgatados estão na sede da Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento. Segundo o delegado, ainda nesta semana a polícia deve retornar à região para tentar resgatar outros trabalhadores.