Polícia Federal apreende aproximadamente 100 kg de pasta base em Uberlândia
Cerca de 100 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) de Uberlândia no início da tarde desta quarta-feira (10). A droga estava escondida no baú de um caminhão carregado com galões de combustível. O motorista do caminhão, um rapaz de 23 anos, natural de Cuiabá, no Mato Grosso, foi preso por suspeita de tráfico de drogas.
Segundo a PF, o suspeito, que não teve o nome revelado, dirigia o caminhão pela avenida Minervina Cândida de Oliveira, próximo à rodoviária da cidade, no momento em que foi abordado pelos policiais. Preso na delegacia, segundo o delegado da PF Carlos Henrique D’Ângelo, o jovem disse desconhecer a origem da droga. “Ele disse que não sabia de nada. Não soube informar nem o lugar onde ia deixar esse combustível”, disse.
A droga, ainda de acordo com o delegado, tem origem do Paraguai e seria comercializada na região. “O Brasil e o Paraguai não produzem esse tipo de droga. Provavelmente deve ter saído da Bolívia, Peru ou Colômbia”, disse.
Se fracionados e diluídos com outras substâncias como o ácido bórico, os 100 quilos de pasta base de cocaína, poderiam ser transformados em meia tonelada. A carga está avaliada em pouco mais de R$ 600 mil. “A comercialização gira em torno de R$ 6 mil o quilo”, disse.
Uberaba
Ainda na manhã de desta quarta-feira (9) 80 quilos de pasta base foram apreendidos em Santa Juliana, 157 quilômetros de distância de Uberlândia. A droga também foi encontrada dentro do baú de um caminhão e um jovem de 25 anos foi preso. A ação foi da delegada da Polícia Federal de Uberaba, Karen Cristina Dunder.
De acordo com Carlos D’Ângelo, a droga tem a mesma origem da apreendida em Uberlândia. “A diferença é que aquela (de Santa Juliana) seria distribuída em Belo Horizonte e essa aqui, mas trata-se da mesma droga”, disse. O delegado não soube informar se os dois motoristas presos fazem parte de uma mesma quadrilha.