Polícia Federal apreende aproximadamente 100 kg de pasta base em Uberlândia

11 de julho de 2013 10:45

Cerca de 100 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) de Uberlândia no início da tarde desta quarta-feira (10). A droga estava escondida no baú de um caminhão carregado com galões de combustível. O motorista do caminhão, um rapaz de 23 anos, natural de Cuiabá, no Mato Grosso, foi preso por suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a PF, o suspeito, que não teve o nome revelado, dirigia o caminhão pela avenida Minervina Cândida de Oliveira, próximo à rodoviária da cidade, no momento em que foi abordado pelos policiais. Preso na delegacia, segundo o delegado da PF Carlos Henrique D’Ângelo, o jovem disse desconhecer a origem da droga. “Ele disse que não sabia de nada. Não soube informar nem o lugar onde ia deixar esse combustível”, disse.

A droga, ainda de acordo com o delegado, tem origem do Paraguai e seria comercializada na região. “O Brasil e o Paraguai não produzem esse tipo de droga. Provavelmente deve ter saído da Bolívia, Peru ou Colômbia”, disse.

Se fracionados e diluídos com outras substâncias como o ácido bórico, os 100 quilos de pasta base de cocaína, poderiam ser transformados em meia tonelada. A carga está avaliada em pouco mais de R$ 600 mil. “A comercialização gira em torno de R$ 6 mil o quilo”, disse.

Uberaba

Ainda na manhã de desta quarta-feira (9) 80 quilos de pasta base foram apreendidos em Santa Juliana, 157 quilômetros de distância de Uberlândia. A droga também foi encontrada dentro do baú de um caminhão e um jovem de 25 anos foi preso. A ação foi da delegada da Polícia Federal de Uberaba, Karen Cristina Dunder.

De acordo com Carlos D’Ângelo, a droga tem a mesma origem da apreendida em Uberlândia. “A diferença é que aquela (de Santa Juliana) seria distribuída em Belo Horizonte e essa aqui, mas trata-se da mesma droga”, disse. O delegado não soube informar se os dois motoristas presos fazem parte de uma mesma quadrilha.