Polícia Federal apreende material com conteúdo nazista no DF

13 de setembro de 2016 17:07

A Polícia Federal apreendeu, nesta terça-feira (13/09), um celular, um computador e alguns HDs durante a Operação Antinazi, coordenada pelo Delgado Federal Stênio Santos, que investiga a publicação de propaganda nazista no Distrito Federal. Segundo noticiou o portal G1 (13/09), o material foi apreendido na casa de um advogado em Taguatinga, a 25 quilômetros do centro de Brasília, e vai ser encaminhado para perícia.

 

Apesar do material ser encontrado em sua casa, o advogado não pode ser preso porque só a posse do material não implica flagrante. "Ele publicou conteúdo discriminatório em várias redes sociais, foi denunciado e os perfis dele foram desativados. É um caso isolado. Não há indicativo de que ele estaria envolvido em uma comunidade neonazista", disse Santos ao G1.

 

As investigações da operação começaram em 2014, depois da identificação de publicações com conteúdo neonazista e discriminatório na internet. O suspeito deve ser julgado pela Justiça Federal. Caso seja condenado, pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ter de pagar multa, conforme prevê a Lei de Crimes Raciais, de 1989. O texto proíbe a apologia ao nazismo e veta a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos que utilizem a cruz suástica ou gamada.

 

Leia a íntegra da matéria do portal de notícias G1: http://glo.bo/2cpeDtH