Polícia Federal ativa novo sistema de combate à criminalidade no Ceará

24 de agosto de 2010 10:30

O Departamento de Polícia Federal (DPF) inaugura hoje em Fortaleza, a Rede Integrapol, um instrumento tecnológico de combate à criminalidade no País. O sistema oferecerá uma ferramenta moderna para a realização de diversos tipos de operações.

A PF poderá contar com uma comunicação segura, que ajudará na tomada de decisões e ainda possibilitará ao acesso a banco de dados, localização por meio de GPS e comunicação telefônica via rádio. A rede é considerada uma das melhores em radiocomunicação do mundo.

Segundo a assessoria de comunicação da PF, além da alta tecnologia, a rede ainda permite a fusão das comunicações entre as forças, em situações de crise ou operações conjuntas. A Rede de Radiocomunicação do DPF será constituída por 98 Estações Rádio-Base (ERBs) localizadas em todas as capitais brasileiras.

Ainda será apoiada por 120 repetidoras táticas em todas as delegacias e nove Centros de Controle, localizados em diversas cidades, que serão responsáveis pelo gerenciamento técnico, tático e operacional da Integrapol.

Nos demais estados, existirão as Unidades Locais de Comunicação Operacional (ULCO), como a Superintendência Regional do Estado do Ceará. Em Fortaleza a Polícia Federal receberá três estações, que serão gerenciadas pela superintendência do Ceará.

Elas serão distribuídas com o objetivo de obter a maior cobertura dentro da cidade. A Integrapol está em fase de implantação em todo o território nacional com previsão de finalização para o início do ano de 2011.

Fonte: O Estado