Polícia Federal deflagra ações contra crimes eleitorais em todo o país

4 de outubro de 2016 09:28

A Polícia Federal realizou, este domingo (02/10), ações em todo o Brasil para combater crimes nas eleições municipais. Entre as irregularidades identificadas, estão compra de voto, transporte ilegal de eleitores, posse ilegal de armas, venda irregular de combustíveis, distribuição ilegal de material de campanha e campanha de boca de urna.

Em Alagoas, a Polícia Federal divulgou um balanço parcial das ocorrências registradas durante as eleições no Estado. Segundo noticiou o portal Alagoas 24 horas (02/10), foi registrado um crime por compra de voto, um por transporte irregular e uma posse ilegal de armas, além de cinco detidos por desobediência para fins eleitorais. De acordo com o Delegado Federal da Delegacia de Segurança Institucional, Marco Antônio, oito pessoas foram presas na capital e no interior. Leia a íntegra da matéria no portal: http://bit.ly/2d8UxlR.

 

Sergipe

 

A PF também intensificou os trabalhos de repressão aos crimes eleitorais em Sergipe, por meio da Operação Eleições 2016, coordenada pelo Delegado Federal Leonardo Pordeus no estado. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Simão Dias, Lagarto, Carira, Telha e Itabaiana entre os dias 19 de setembro a 2 de outubro, sendo apreendidos documentos, talonários de venda irregular de combustíveis e numerários.

 

Só no município de Carira foi apreendido cerca de R$ 55 mil em espécie, com indícios que seriam utilizados para prática de crime de corrupção eleitoral. No total, sete Termos Circunstanciados foram lavrados em Aracaju e em Lagarto, a maioria por crimes de propaganda irregular (boca de urna).
 

Goiás

 

No Entorno do Distrito Federal, um efetivo com mais de cem homens da PF foi destacado para a prevenção dos crimes eleitorais, noticiou o portal da Isto é. Ao todo, são 33 municípios de Goiás sob responsabilidade da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

 

Segundo a corporação, “O trabalho realizado pela PF em 2016, como em outras eleições anteriores, coloca à disposição da Justiça Eleitoral os meios policiais necessários ao célere desfecho de crimes eleitorais como compra de votos e distribuição ilegal de material de campanha”. Leia a íntegra da matéria no portal: http://bit.ly/2cMLfzI.

 

Espírito Santo

 

Vinte detenções foram realizadas pela PF na Grande Vitória e duas na cidade de São Mateus, ambas no Espírito Santo. Segundo nota à imprensa, as detenções foram motivadas pela prática do crime de “Boca de Urna”. Também foram lavrados 18 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) pela operação Eleições 2016, que continua as investigações mesmo após as eleições.

 

Mato Grosso do Sul

 

Na cidade de Corumbá (MS), que fica distante 419 quilômetros da capital Campo Grande, e localizada na fronteira com a Bolívia, a PF registrou três ocorrências de crime eleitoral, como noticiou o portal Campo Grande News. De acordo com a Polícia Federal, houve um flagrante por transporte de eleitor e outro por boca de urna. Além disso, o candidato a vereador Irailton Oliveira Santana, conhecido como Baianinho, foi surpreendido em casa pela PF que investiga o crime de corrupção.

 

Ainda conforme as ocorrências registradas pela PF, em Dourados uma pessoa tentou votar no lugar de outra e em Naviraí três pessoas serão investigadas por boca de urna. Leia a íntegra da matéria no portal: http://bit.ly/2dlytd1.