Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato

6 de dezembro de 2016 11:15

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (05/12), em Brasília, a nova fase da Operação Lava Jato. A operação, batizada de Deflação, coordenada pelo Delegado Federal Michael de Assis Fagundes, tem como objetivo o cumprimento de nove mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki nos endereços pessoais, funcionais e empresariais do Deputado Federal Marco Maia e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo. 

De acordo com o site de notícias Zero Hora (05/12), a investigação foi aberta em maio, com base na delação do ex-senador Delcídio Amaral, que acusou Maia e Vital pela cobrança do "pedágio" de empreiteiros investigados na Lava-Jato em troca de proteção na CPI. 

Executivos afirmam ter repassado valores superiores a R$ 5 milhões para evitar retaliações e contribuir para campanhas eleitorais, informou a PF em nota. 

Vital do Rêgo e Marco Maia eram, respectivamente, presidente e relator da CPI mista. No pedido de abertura de inquérito, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, disse que os fatos narrados por Delcídio indicam crimes de concussão ou corrupção passiva, o que está sob apuração.

Leia a matéria no site de notícia Zero Hora na íntegra: http://bit.ly/2gLwiil