Polícia Federal deflagra Operação contra desvio de recursos em projetos de pesquisa

12 de dezembro de 2016 11:30

A Polícia Federal deflagrou, no último sábado (10/12) no Rio Grande do Sul, a Operação PHD. Coordenada pelo Delegado Federal Alexandre da Silveira, a Operação investiga o desvio de recursos em programas de incentivo à pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

De acordo com o jornal Zero Hora (10/12), pelo menos 120 pessoas foram  beneficiadas desde 2013 com R$ 5,8 milhões oriundos de bolsas de estudo irregulares pagas por meio de programas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre os falsos alunos há, por exemplo, pessoas sem curso superior ou apenas com ensino fundamental completo, marido de funcionária, namorada de sobrinho de servidora. 

O foco da investigação da PF foram os programas de Educação em Saúde Coletiva (PESC) e o de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O principal suspeito de articular as fraudes é o professor Ricardo Burg Ceccim, que foi preso. 

Também foram presos na Operação PhD  Sergio Nicolaiewsky, ex-vice reitor da UFRGS e atual diretor-presidente da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), o professor Alcindo Ferla, que também atua na Escola de Enfermagem da UFRGS, e a professora Simone Chaves, da Unisinos. 

Leia a matéria na íntegra: http://bit.ly/2hfhHvF