Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no INSS

16 de setembro de 2016 17:30

A Polícia Federal de Araraquara (SP) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16/09), a Operação Ponto Final 2, coordenada pelo Delegado Federal Adriano Junqueira. Assim como na primeira operação, que ocorreu ano passado, a PF investiga fraudes no sistema de frequência dos médicos do INSS, desta vez no município de São Carlos (SP), como noticiou o portal A Notícia On (16/09). 

"Alternadamente, sempre um deles ficava responsável por marcar a presença dos companheiros. Ele chegava, inseria a senha de cada um no sistema do INSS pelo computador e fazia o mesmo no horário de saída. Enquanto isso, ao invés de estarem prestando os serviços na agência, eles atendiam em consultórios particulares, na Santa Casa e em uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade", explicou o delegado Junqueira.

De acordo com o portal, a investigação, que já dura nove meses, utilizou imagens das câmeras de segurança do INSS que mostram os horários reais de chegada e saída dos médicos que até compareciam ao trabalho, mas não cumpriam a carga horária. Em delas, um dos médicos chega às 6h55 da manhã e vai embora às 9h45. Porém, no sistema, ele teria ido embora às 13h09.

Oito secretárias já prestaram depoimento e onze médicos, afastados do trabalho até a próxima semana, devem ser intimados. "Optamos por mantê-los longe do INSS nesses próximos dias até para que possamos preservar alguma outra prova", complementou o delegado.

A Polícia Federal ainda apreendeu computadores e agendas que eram utilizadas para o registro de frequência dos médicos. Assim como a operação em Araraquara, os médicos de São Carlos serão indiciados por estelionato, abandono de função pública e associação criminosa.

Leia a íntegra da matéria do portal A Cidade On no link: http://bit.ly/2cdk5gB