Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal no Amapá

27 de abril de 2018 15:38

A Polícia Federal do Amapá deflagrou, hoje (27), a Operação Epílogo, um desdobramento da Operação Estrada Real, que desarticulou um garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho, às margens da BR 156, conhecido como “Garimpo da Fofoca”. A ação de hoje é coordenada pelo delegado João Paulo Bastos.

 

A operação tem o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão na área de destruição, com utilização de explosivos, e de maquinário que foram encontrados para extração do ouro.

 

A utilização de explosivos foi uma decisão judicial da 4º Vara Federal, tendo em vista que os garimpeiros que retornaram à área estavam desenvolvendo a garimpagem do tipo subterrânea.

 

Durante a Operação Estrada Real, a PF, que fechou o garimpo e prendeu o responsável pelo local, além de outras sete pessoas que estavam lavrando ouro de forma ilegal, constatou que a degradação ambiental chegou a 68 hectares.

 

A investigação acerca dos beneficiados pelo garimpo ilegal no âmbito da Operação Estrada Real continua sob segredo de justiça, e os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de minério, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.