Polícia Federal deflagra Operação em combate ao contrabando na fronteira com a Argentina
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13/12), a Operação Mercador, em cidades do Paraná e Santa Catarina. Coordenada pelo Delegado Federal Sandro Luiz Bernardi, a operação tem como alvo quadrilhas ligadas ao contrabando e ao descaminho na fronteira com a Argentina.
De acordo com informações do site RBJ (13/12), os grupos eram especializados na introdução clandestina, em território nacional, de diversos produtos de origem estrangeira, sem o devido processo de importação, principalmente camarão, alpiste, vinho, desodorante, produtos de perfumaria, dentre outros.
Os produtos eram introduzidos em território nacional através de passagens clandestinas existentes na fronteira seca entre Brasil e Argentina. Especialmente no caso do camarão, o produto era transportado muitas vezes em veículos sem refrigeração até o litoral de Santa Catarina e do Paraná, chegando ao destino em condições impróprias para o consumo e gerando perigo à saúde dos consumidores.
Os envolvidos serão indiciados pela prática dos crimes de contrabando (art. 334-A/CP), descaminho (art. 334/CP), associação criminosa (art. 288/CP), falsidade ideológica (art. 299/CP) e crime contra a Ordem Tributária (art. 1º, da Lei 8.137/90), cujas penas máximas, somadas, podem chegar ao patamar de 22 anos de reclusão, além da investigação por lavagem de capitais (art. 1º, da Lei 9.613/1998), cuja pena máxima cominada é de 10 anos de reclusão.
Leia a notícia na íntegra: http://bit.ly/2gZxo7h