Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Anatocismus em MS

24 de janeiro de 2017 11:15

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24/01), a segunda fase da Operação Anatocismus, que investiga crimes eleitorais praticados durantes as últimas eleições. Coordenada pelo Delegado Federal Ricardo Rodrigues Gonçalves, a Operação cumpre duas conduções coercitivas e dois mandados de prisão, sendo um contra um vereador do município de Ladário. 

De acordo com o site Campo Grande News (24/01), as investigações indicam que o então candidato a vereador, que foi eleito, comprou votos com valores que iriam de R$ 100 a R$ 200. O dinheiro era pago por meio de agiotagem, e muitas vezes, quem devia algum valor ao vereador teve perdão da dívida em troca de votos.

O vereador explorou principalmente pessoas de baixa renda, muitos deles beneficiários do programa Bolsa Família, retendo o cartão magnético do programa e a respectiva senha para efetuar os saques e cobrir os juros devidos das vítimas. Os empréstimos ilegais seriam contraídos com juros mensais na ordem de 30%.

Os investigados foram indiciados por corrupção eleitoral ativa, falsidade ideológica eleitoral ("caixa dois"), usura pecuniária ("agiotagem") e retenção de documentos de identificação.

 

Leia a matéria na íntegra: AQUI