Polícia Federal desarticula grupo que fraudava crédito fundiário para assentados

14 de fevereiro de 2017 18:21

A Polícia Federal em Navaraí (MS) realizou nesta terça-feira (14/02) a Operação Conquista, que apura desvio de recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário destinado para o financiamento de projetos das Associações de Trabalhadores Rurais do Assentamento Conquista, em Tacuru.

 

A investigação, coordenada pelo Delegado Federal Lucas Vilela, apurou que um cidadão teria utilizado os assentados, sem o conhecimento destes, para receber os recursos que foram desviados.

 

Segundo a PF, os investigados fraudavam documentos para simular a realização de cotação de preços e o emprego das verbas recebidas. O valor total destinado às associações foi superior a R$ 3 milhões e, segundo a polícia, apenas uma pequena parte dos serviços foi efetivamente prestada.

 

Durante a operação foram realizadas quatro conduções coercitivas e duas buscas e apreensões em Tacuru e Campo Grande. O Delegado Vilela informou que, além dos documentos comprovando as fraudes, foram apreendidos veículos de luxo, uma embarcação de pesca e três armas irregulares, que acarretaram na prisão em flagrante do principal investigado.

 

A operação aponta que os investigados atuavam indevidamente como gestores dos recursos destinados às associações, enquanto os presidentes das Associações Conquista I, II, III atuavam como ‘laranjas’.