Arte/ADPF

Polícia Federal divulga balanço de dados de 2023 contra os crimes ambientais

6 de fevereiro de 2024 16:11

A Polícia Federal celebrou no ano passado 20 anos da criação das unidades especializadas na investigação de crimes ambientais, e no mesmo ano criou a Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente. A proteção ambiental tem sido uma prioridade para a Instituição ao longo dos anos. As práticas ilícitas ambientais causam danos incalculáveis ao meio ambiente, prejudicando o desenvolvimento da sociedade. Recentemente, a PF divulgou um balanço com os números das operações, prisões e mandados de busca e apreensão cumpridos no ano de 2023.

No ano anterior, foram realizados 255 operações deflagradas, 525 prisões e 1.046 mandados de busca e apreensão cumpridos. Mais de 1 bilhão em bens e valores apreendidos, mais de 100kg de ouro apreendido e 757 dragas de garimpo inutilizadas.

Neste mês, foram iniciadas as atividades da Operação Libertação, coordenada pela Polícia Federal e composta pelo Exército, Força Aérea, Marinha, Força Nacional, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), visando combater o garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomamis. Ao todo, foram deflagradas 13 operações especiais e emitidos 124 mandados de busca e apreensão.