Polícia Federal interroga ex assessor de Geddel Lima

29 de novembro de 2016 11:21

A Polícia Federal interrogou, nesta segunda-feira (28/11), o ex-assessor do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, a respeito dos fatos da operação Vigilante, coordenada pelo Delegado Federal Marcel Ahringsmann de Oliveira, deflagrada na última sexta-feira (25) para apurar um esquema de desvio de dinheiro destinado ao transporte escolar no município de Malhada das Pedras, Bahia, que teria causado um prejuízo de R$ 3 milhões.

De acordo com o site de notícias O Tempo (28/11), Leonardo Américo foi alvo de um mandado de condução coercitiva – quando o investigado é levado para depor – mas não foi encontrado na sexta-feira pelas autoridades.

Durante as investigações foram identificadas fraudes em licitação, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada a gestores municipais; superfaturamento mediante adulteração de quilometragem de linhas percorridas; e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida.

O nome da Operação faz referência a dois aspectos: primeiro, deriva do nome da empresa utilizada pela organização criminosa, que em tupi, significa vigilante; segundo, uma alusão a órgãos de controle, que estão vigilantes quanto aos desvios de recursos públicos.

 

Leia a matéria do site de notícias O Tempo na íntegra: http://glo.bo/2fNJkbE