Polícia Federal na VI Conferência de Cúpula do BRICS

17 de julho de 2014 15:24

A Polícia Federal realiza a segurança das autoridades que estão no Brasil para encontro do BRICS, grupo de países de reúne o Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul e que representam nações com potencial de crescimento para rivalizar futuramente com as atuais potencias econômicas.

Segundo a Chefe da Divisão de Segurança de Dignitários, Delegada Federal Juliana Carleial, foram selecionados 300 policiais, entre os mais bem preparados do efetivo da Polícia Federal, para a missão, que inclui a segurança dos Chefes de Estado da Rússia (Vladmir Putin), da China (Xi Jinping), da Índia (Narenda Modi) e da África do Sul (Jacob Zuma).

Em continuidade aos bons trabalhos realizados durante a Copa, os policiais que fazem a segurança aproximada dessas autoridades foram selecionados por meio de análise de seus currículos, tendo sido considerados requisitos como a fluência no idioma da autoridade.

A relevância do evento se mede pela duração da estada do Presidente da China, que fará a mais longa visita a um país estrangeiro de um chefe de Estado da China: cinco dias. O evento conta com a participação de 21 representações de diversos países e do Presidente da Comunidade Europeia, José Durão Barroso.