Polícia Federal prende vendedor de medicamentos irregulares, em Biguaçu
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na manhã desta terça-feira um homem responsável pela venda ilegal de medicamentos, ao cumprir um mandado de busca a apreensão em Biguaçu, na Grande Florianópolis.
Na casa de Luciano Costa os policias encontraram equipamentos para rotulagem e centenas de supostos exemplares de medicamentos, entre eles o Indiana Talum, produto de venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Brasil.
A prisão faz parte da Operação Panaceia 2, uma iniciativa internacional para combater esse tipo de crime e desencadeada em nove estados do país nesta manhã. Segundo a PF, Luciano comercializava o produto por meio da internet, em sites de relacionamento. Os medicamentos eram vendidos na promessa de "curas milagrosas".
— Prometiam até a cura do câncer. Agora vamos levar o material para o laboratório, mas uma análise preliminar aponta que são apenas placebos. Ainda estamos averiguando para saber se eram exemplares mesmo ou se eram fabricados aqui pela região — adiantou Ildo Rosa, chefe da Delegacia da Secretaria de Polícia Fazendária de SC.
Investigações
Foram duas semanas de investigação para encontrar Luciano. Pela apuração, a polícia acredita que ele vendia esses medicamentos pelo menos desde 2006. Além do material para fabricação de rótulos e os supostos exemplares dos medicamentos, também havia na casa cerca de R$ 5 mil reais em dinheiro e centenas de comprovantes de remessas pelos Correios.
— A princípio, ele será indiciado por venda ilegal de medicamentos. Se ficar comprovado que fabricava, aí também vai ser indiciado for falsificação de medicamentos, o que pode resultar, no mínimo, em 10 anos de prisão — enfatizou Rosa.
Fonte: Diário Catarinense