Polícia Federal realiza desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro
A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (14/03), mais um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, a Operação Tolypeutes. Coordenada pelo Delegado Federal Antônio Carlos Beaubran, a Operação investiga corrupção e pagamento de propina em contratos da linha 4 do metrô.
De acordo com o Portal G1 (14/03), o diretor da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RioTrilhos), Heitor Lopes de Sousa Junior, e o atual subsecretário de Turismo do estado e ex-subsecretário de Transportes, Luiz Carlos Velloso, foram presos durante a Operação.
Segundo o acordo de leniência de executivos da Carioca Engenharia, o esquema de corrupção que existia na secretaria Estadual de Obras do Rio, com a cobrança de propina das empreiteiras envolvidas em contratos bilionários de obras civis, também se repetia na secretaria estadual de Transporte. Segundo depoimentos, Heitor recebia a propina no canteiro de obras e em dinheiro vivo. Ele era sócio de duas empresas que prestavam serviço para a construção da Linha 4 do metrô.
A operação foi batizada como Tolypeutes (nome científico do tatu), uma referência ao “Tatuzão”, equipamento utilizado nas escavações das obras do metrô.
Leia a matéria na íntegra: AQUI