Polícia Federal realiza Operação Conexão Miami em Santa Catarina
A Polícia Federal, iniciou, nesta manhã de terça-feira (9), uma operação para investigar fraude em contratos de câmbio entre uma construtora de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, uma empresa de carros de luxo alemã e a licenciadora da marca do veículo nos Estados Unidos.
Segundo a PF, o valor do desvio pode chegar a R$ 13 milhões. A operação, coordenada pelo Delegado Federal Luciano Raizer, foi chamada de 'Conexão Miami'. Foram emitidos nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, nas cidades catarinenses de Itajaí e Balneário Camboriú.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a associação criminosa era formada por empresários do ramo da construção civil, dois doleiros, três empresários estrangeiros, bem como dois corretores de imóveis. Também serão feitos interrogatórios na Alemanha e Estados Unidos, com os empresários estrangeiros. Os envolvidos também devem responder pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Esquema fraudulento
Segundo a investigação, uma construtora de Balneário Camboriú usava uma empresa nos Estados Unidos para repassar valores para uma montadora de carros da Alemanha. O intuito da empresa catarinense era usar o nome da marca de automóveis de luxo nos seus empreendimentos.
Entretanto, esse trâmite era feito por contratos fraudados de câmbio, direcionado a licenciadora da marca nos Estados Unidos, para que, então, fosse repassado à empresa alemã.
Para ler a matéria original clique AQUI