Polícia Federal realiza operações em 5 estados

6 de setembro de 2007 11:26

Em operação conjunta com o Ministério Público Federal de Pernambuco, a PF prendeu 26 pessoas na Operação Carranca de Tróia, deflagrada em Pernambuco, Ceará e Bahia. O objetivo era desarticular quadrilha de hackers e suspeitos de praticarem fraudes pela Internet e por caixas eletrônicos em cidades nordestinas.

A quadrilha começou a ser investigada em abril e a ação levou o nome inspirado nos “cavalos de Tróia”, os vírus que infectam computadores e permitem que os hackers obtenham informações.

De acordo com informações da PF, o grupo enviava e-mails falsos para as vítimas, como se fossem de instituições bancárias ou oferecendo serviços fantasmas. Quando o e-mail era aberto, um vírus era instalado no computador do usuário.

Assim, os hackers tinham acesso às informações pessoais. O dinheiro era desviado para contas de pessoas que as emprestavam ao golpe e delas ele era sacado ou usado para pagamentos.

Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a PF realizou a Operação Patrimônio, para desarticular uma quadrilha de roubo de carros que atuava nos dois estados. As investigações tiveram início há oito meses e foram intensificadas em junho deste ano, com a prisão de “Sandro Gordo”, integrante da quadrilha que escavou um túnel na tentativa de roubar dois bancos no centro de Porto Alegre. Os presos podem responder por crimes de roubo, formação de quadrilha, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, falsificação de documento público e estelionato.