Polícia Federal tem mais de 600 inquéritos de desvios em prefeituras

24 de janeiro de 2011 11:05

A Polícia Federal tem 1.200 inquéritos em andamento. Mais de 600 deles envolvem denúncias de desvios de recursos públicos em prefeituras e órgãos públicos.

De acordo com o delegado de combate ao Crime Organizado da PF, Janderlyê Gomes Lima, mais de 50% dos inquéritos que estão sendo trabalhados atualmente apuram denúncias de desvios de recursos públicos em prefeituras e órgãos da administração pública.

A Operação Geleira deflagrada na semana passada pela PF prendeu 7 prefeitos e 2 ex-prefeitos e mais 21 pessoas, entre servidores públicos, contadores e empresários.

Os envolvidos são investigados por desvio de compra de merenda escolar e medicamentos.

A estimativa é de que mais de R$ 20 milhões tenham sido desviados pelo esquema que fabricava notas frias para justificar gastos fantasmas.

O superintendente da Polícia Federal no Estado, Marco Antonio de Farias, não descarta prisões de mais prefeitos e ex-prefeitos e outros possíveis envolvidos em atos ilícitos envolvendo recursos públicos.

A Operação Geleira foi realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal, com o apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Fonte Diário do Povo