Policiais Federais realizam mobilização contra a reforma da Previdência

15 de março de 2017 14:41

Cerca de 30 entidades que integram a União dos Políciais do Brasil (UPB), entre elas a Associação Naiconal dos Delegados de Polícia Federal, vão realizar uma mobilização nesta quarta-feira (15), em vários estados do país. Em Brasília, o ato está marcado para às 14h, em frente ao Congresso Nacional.

 

De acordo com os organizadores, são esperados mais de 3 mil policiais, que irão protestar contra a reforma da Previdência que está em tramitação no Congresso e pretende retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais da segurança nos critérios de concessão da aposentadoria. Essa é a segunda vez que a categoria se manifesta contra a PEC.

 

No dia 8 de fevereiro, dez mil policiais de todo o país realizaram um ato na Esplanado dos Ministérios. De acordo com a UPB, a mobilização desta quarta-feira pretende chamar a atenção das autoridades sobre a ameaça à sociedade em ter uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas. 

 

Pelas novas regras, para obter aposentadoria integral, o plicial terá que contribuir por 49 anos, aposentando-se próximos aos 70 anos de idade, o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria, bem como inviabiliza o funcionamento operacional dos órgão de segurança pública pelo envelhecimento do seu corpo de servidores.

 

Entrevista completa do presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, à Rádio Folha de Pernambuco: