Foto/ADPF

Policiais federais se reúnem em todo o país pela reestruturação da PF

27 de outubro de 2023 14:41

A manhã desta quinta-feira (26/10), começou com protestos em todo o país. Policiais federais se reuniram em frente às superintendências da Polícia Federal em busca da valorização e reestruturação da PF. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), representada pelo presidente Luciano Leiro, marcou presença em frente à sede da PF em Brasília, junto com os diretores regionais em cada estado.

Mobilização da PF em Brasília. Foto/ADPF

A luta das entidades de classe é pela proteção e garantia de seus direitos, pois foram afetados de maneira desproporcional por reformas e desvalorização, além de terem sido preteridos em relação a outras carreiras típicas de Estado.

Mobilização da PF no Paraná. Foto: ADPF/PR

Atualmente, há uma carência de equipamentos de proteção e efetivo para integrar a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Segundo nota já emitida pelas entidades representativas de classe da PF, os servidores colocam a integridade física em risco diariamente e precisam estar motivados e valorizados.

Mobilização da PF em São Paulo. Foto: ADPF/SP

Tratativas e negociações estão em curso há meses no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Em 16 de outubro, as entidades de classe da Polícia Federal receberam a informação do Secretário de Relações do Trabalho do MGI, Jose Lopez Feijóo, de que a reunião do dia 18 de outubro seria cancelada, pois o governo ainda não teria encontrado a forma orçamentária para a implementação da reestruturação da PF.

Mobilização da PF no Espírito Santo. Foto: ADPF/ES

Diante da resposta do Governo Federal, os servidores se organizaram para a realização de um cronograma de manifestações.

O presidente da ADPF compareceu na manifestação de Brasília e falou a respeito do movimento, “Queremos demonstrar o descaso do Governo Federal com relação aos servidores da PF. É fato que a Polícia Federal tem atuado de forma exemplar, os números estão ai para mostrar, mas o que o Governo precisa entender é que a PF só têm esses números em razão do seu elemento humano e da atuação profícua dos policiais federais e dos servidores administrativos”, conta.

Presidente da ADPF, Luciano Leiro. Foto/ADPF

A Polícia Federal presta relevantes serviços à sociedade brasileira e mantém-se sempre comprometida com a melhoria da segurança pública e com a defesa do Estado Democrático de Direito. Portanto, seus servidores necessitam de reconhecimento com uma reestruturação salarial condizente aos seus esforços e atribuições.

Mobilização da PF na Bahia. Foto: ADPF/BA
Mobilização da PF no Rio de Janeiro. Foto: ADPF/RJ
Mobilização da PF no Rio Grande do Norte. Foto: ADPF/RN