Por Dentro da PF: Repressão ao desvio de Recursos Públicos
A PF tem a missão de apurar desvios de recursos e práticas de corrupção praticadas dentro de instituições públicas, conforme prevê o art. 144 da Constituição Federal. As ações da polícia fazendária são regidas pela Instrução Normativa nº. 013/2005- DG/DPF, de 15 de junho de 2005.
Em 2013, ocorreram 487 prisões ou conduções coercitivas em operações de combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção. Das 296 operações realizadas no período, 56 foram para combater este tipo de crime, o que representa 19% do total. O número é um recorde histórico de ações nesta área.
A Operação Capibe foi uma das deflagradas no ano passado. Realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a ação combateu desvio de recursos públicos que somavam quase R$ 5 milhões, nos municípios de Tanque d’Arca e Piraçabuçu, em Alagoas.