Prêmio Congresso em Foco destaca Randolfe Rodrigues no combate ao crime organizado
Na noite de quinta-feira, 9, foi realizada a cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2012, que tem como objetivo reconhecer e premiar, por meio de votos de jornalistas e internautas, os parlamentares que tiveram atuações positivas durante seus mandatos. O evento reuniu representantes de diversas entidades, inclusive da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), parlamentares, jornalistas e convidados.
A ADPF é apoiadora da categoria "Combate ao Crime Organizado". Nela, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) foi indicado pelos jornalistas e votado pelos internautas como o parlamentar que mais se destacou no combate à criminalidade organizada. "Sinto-me, primeiramente, honrado por receber uma premiação patrocinada por uma instituição que orgulha todos nós, brasileiros, a qual eu sou admirador", afirmou Randolfe após receber o prêmio das mãos do diretor de Assuntos Parlamentares da ADPF, Anderson Gustavo Torres.
Sobre a importância da criação da categoria "Combate ao Crime Organizado", o senador premiado disse ser "fundamental porque nós, lamentavelmente, diagnosticamos que o que alimenta as principais quadrilhas do crime organizado no Brasil é a política. E nós não teríamos conhecimento dessas ações se não tivesse sido, mais uma vez, o trabalho da Polícia Federal". Para Randolfe, essa categoria precisa ser permanente para cobrar dos parlamentares ações, atitudes e iniciativas legislativas de combate ao crime organizado.
Dentre as prerrogativas de interesse dos delegados da Polícia Federal existem algumas que Randolfe Rodrigues defende, como a PEC Nº 78/2011, da qual é relator. A ementa da PEC modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal, escolhido dentre Delegados de Polícia Federal.
Sobre a PEC "Delegado-Geral de Polícia Federal", Randolfe afirmou que é preciso reconhecer o papel da PF e, para isso, tem-se que afastar qualquer tentativa de dividir a instituição republicana. "Essa PEC é para reconhecer o papel dos delegados da Polícia Federal e, mais do que isso, garantir que a PF seja uma instituição do Estado brasileiro e não de governos. Porque estes passam, mas o Estado nacional fica", declarou.
O Prêmio Congresso em Foco está em sua sétima edição e estimula o cidadão e eleitor a acompanhar de maneira próxima e efetiva as atividades do Poder Legislativo, fiscalizando, cobrando e sabendo honrar o voto que os parlamentares premiados receberam nas urnas.
CLIQUE AQUI e veja a galeria de fotos do Prêmio Congresso em Foco 2012
Leia mais:
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO: Randolfe é o destaque no combate ao crime organizado