PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO: Randolfe é o destaque no combate ao crime organizado

9 de novembro de 2012 09:59

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) foi apontado pelos internautas como o parlamentar que mais se destacou no combate ao crime organizado. Indicado pelos jornalistas na primeira fase de votação, Randolfe recebeu a maior votação na internet para a categoria do Prêmio Congresso em Foco apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) e o senador Pedro Taques (PDT-MT) ficaram com a segunda e a terceira colocações. O deputado Fernando Francischini (PEN-PR) e o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) completam a lista dos indicados pelos jornalistas como destaques na categoria Combate ao Crime Organizado.

PERFIL. Natural de Garanhuns (PE), Randolfe é o mais jovem senador do país. Professor universitário, historiador e bacharel em Direito, com mestrado em Políticas Públicas, começou sua militância política no movimento estudantil. Foi deputado estadual duas vezes pelo PT. No Senado, presidiu a CPI do Ecad e foi o autor da representação que resultou na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres.
 

Além do Combate ao Crime Organizado, Randolfe também foi indicado pelos jornalistas como um dos melhores senadores e para as categorias Parlamentar de Futuro, Defesa da Democracia e Defesa da Segurança Jurídica e Cidadania.

 

O PRÊMIO. Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.