Secom/TCU

Presidente da ADPF comparece em cerimônia de posse no TCU

15 de dezembro de 2022 17:24

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, prestigiou a cerimônia de posse do ministro Bruno Dantas, novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que funciona como um órgão auxiliar do Congresso Nacional. No mesmo dia, o ministro Vital do Rêgo também assumiu como vice-presidente do TCU, junto com a função de corregedor. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (14/12), e contou com a presença de diversas autoridades.

Dantas é formado em direito, tem 44 anos e iniciou sua trajetória como servidor concursado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Ele também foi consultor legislativo do Senado por 11 anos. O novo presidente do TCU possui pós-doutorado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e já publicou vários livros.

O vice-presidente, ministro Veneziano Vital do Rêgo Filho, tem 59 anos, é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da qual também é professor. Vital foi eleito como deputado federal mais votado da Paraíba, pelo MDB. Foi senador da Paraíba pelo PMDB e se candidatou a governador da PB pelo PMDB. No ano de 2014, assumiu a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para o Presidente da ADPF, o TCU tem uma importância fundamental na fiscalização dos gastos públicos, o que por via indireta tem reflexos na sociedade. De acordo com ele, “Tanto o Ministro Bruno Dantas, quanto o Ministro Vital do Rego, têm todos os predicados e experiência para comandar este importante tribunal”, acrescenta.

A cerimônia contou com a presença do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, além de governadores e parlamentares. A mesa da solenidade foi composta pelos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; da Câmara, Arthur Lira; pela presidente do STF, ministra Rosa Weber e pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Também estiveram presentes outros ministros do STF: Luiz Fux, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Nunes Marques.