Presidente da ADPF ministra palestra em Araraquara sobre combate à corrupção

1 de novembro de 2016 13:26

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, ministrou na última segunda-feira (31/10) a palestra “Atuação da Polícia Federal no combate à corrupção”. Durante o evento, no auditório principal da Universidade de Araraquara – Uniara (SP), o delegado afirmou que a PF tem cumprido sua missão constitucional ao investigar crimes praticados por detentores do poder público.

“Temos tido bastante trabalho, mas o importante é que a sociedade brasileira resolveu, de uma forma muito decidida, dar um fim à cultura da corrupção e enfrentar esse problema, que desvia bilhões de reais que deveriam ser investidos em segurança, saúde, educação e estrutura, porém, que acabam indo para o bolso de alguns para sustentar uma estrutura político-partidária”, declarou Sobral.

O presidente da ADPF também afirmou que o trabalho aplicado das instituições são vistas como um problema para alguns. “O que vemos, hoje, são as instituições trabalhando: a polícia investigando com seriedade, o Ministério Público denunciando e a Justiça julgando, ou seja, estamos com um Estado Democrático de Direito funcionando a pleno vapor. Talvez isso cause um pouco de desconforto, pois alguns não estavam acostumados, mas acredito que isso veio para ficar e essa é a nossa realidade”, disse.

Durante a palestra, promovida pelo curso de Direito da Uniara, juntamente com sua coordenadoria de extensão, Sobral ainda afirmou que “independentemente da cor, da bandeira do partido, vamos investigar”. 

“Passamos pelo período eleitoral e já percebemos que as campanhas tiveram gastos menores. Não há mais aquela campanha marqueteira, que só era possível ser feita à base de muito dinheiro – público ou desviado. Se o indivíduo pratica o ilícito, será responsabilizado e punido, e pagará pelo preço de suas decisões”, finalizou.