Umberto Ramos, diretor da ANP, e Luciano Leiro, presidente da ADPF

Presidente da ADPF participa da formatura de 142 novos delegados da PF

2 de setembro de 2022 17:18

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro, participou, nesta sexta-feira (2/9), da cerimônia de encerramento dos cursos de Formação Profissional de 615 novos policiais federais, 142 deles, delegados federais, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. A maior parte deles irá trabalhar na região Norte do País, no combate ao contrabando e ao crime organizado, na fronteira.

O curso, iniciado em junho, consolidou a última etapa do concurso público para ingresso nos quadros da PF. Os alunos cumpriram um rigoroso período de disciplinas teóricas e operacionais, entre as quais, prática de tiro, defesa pessoal, investigação policial, planejamento de ações e operações policiais, abordagens sob a ótica da rotina policial e estratégias de enfrentamento, crimes ambientais e desvios de recursos públicos.

Estavam também presentes o diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, paraninfo das turmas; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira; o vice-presidente do Superior Tribunal Militar, Péricles Aurélio Lima de Queiroz; a diretora-geral do Depen, Tânia Fogaça, o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal, Marco Antônio Territo de Barros, o reitor da Universidade de Mato Grosso do Sul, Marcelo Augusto Santos Turine, o diretor da Academia Nacional de Polícia, Umberto Ramos Rodrigues, além do corregedor e os diretores de Inteligência Policial, Administração e Logística e Tecnologia da Informação e o Coordenador-Geral de Recursos Humanos da Polícia Federal. Entre os formandos havia dois filhos de dois delegados aposentados da PF, Ângelo Gioia e Iris João de Souza.

Ao discursar, o diretor-geral ressaltou a responsabilidade de integrar os quadros da Polícia Federal e aconselhou os novos policiais federais a sempre tomarem cautela sobre as suas decisões. “Se perguntem a cada momento o porquê escolheram agir de uma forma e não de outra. Se vocês tiverem orgulho de suas decisões, é porque estão no caminho certo”, falou Márcio Oliveira.

O diretor-geral da PF fez uma homenagem ao delegado de Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, que faleceu, na última semana, durante o exercício de suas funções, no estado do Mato Grosso.