Presidente da ADPF participa de debate contra a corrupção

15 de setembro de 2011 19:24
O presidente em exercício da ADPF, Bolivar Steinmetz, e o diretor de Comunicação, Marcos Leôncio, participaram nesta quinta-feira, 15, de uma audiência em combate à corrupção promovida pela Universidade de Brasília (UnB). Senadores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada participaram da reunião que teve como tema a atuação da Frente Suprapartidária Anticorrupção.

“Iniciativas como esta são necessárias para o debate contra a corrupção. Os delegados de Polícia Federal apoiam toda e qualquer manifestação contra o desvio de dinheiro público, e, também, atuam diariamente para combater os crimes de colarinho branco. A corrupção resulta na deformação das políticas sociais, dinheiro que deixa de ser aplicado no país em atividades produtivas, tais como, políticas públicas, saúde, educação, moradia”, afirmou o presidente Bolivar.

Durante a reunião, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a falta de seriedade da política resulta no aumento dos atos ilícitos e que a impunidade só é combatida com a atuação reforçada dos órgãos de fiscalização. “Estamos em defesa de um governo limpo. O movimento anticorrupção pretende continuar com uma luta permanente contra essa mal que atinge o Brasil”, ressaltou. 

Alunos cobram investimentos

Estudantes do Campus da UnB em Ceilândia aproveitaram a audiência para reivindicar a conclusão das obras que estava prevista para 2009. Cerca de 1.500 alunos estudam em uma sede provisória localizada em uma escola pública na região administrativa. 

“Reconheço a angústia dos alunos e da instituição, sei que eles desejavam ter inaugurado esse campus há muito tempo. Temos que responsabilizar os diretores dessa empresa e cobrar uma punição pelo descumprimento do contrato”, disse Francisco Caputo que também ofereceu o apoio da OAB/DF para o caso. 

A discussão foi proposta pelo reitor José Geraldo de Sousa Junior e aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. Também participaram do debate os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Pedro Taques (PDT-MT), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e  Cassildo Maldaner (PMDB-SC). 

Para conferir as fotos da audiência, clique aqui.