Foto: Reprodução ADPF

Presidente da ADPF concede entrevista à rádio Bandeirantes sobre PEC da Segurança

18 de novembro de 2024 17:31

Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira 18/11, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, Dr Luciano Leiro, disse que a PEC da Segurança Pública não apresenta nenhuma inovação para enfrentar os problemas da segurança pública. Antes disso, é preciso que normas infraconstitucionais já existentes sejam cumpridas, como o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP. “É necessária uma criação de banco de dados, não há uma integração nacional de mandados de prisão, por exemplo. Atualmente, parece que há uma convivência de 27 nações diferentes. Uma integração efetiva facilitaria o combate ao crime organizado”, afirma Dr Leiro.

O presidente da ADPF reforçou ainda que não há um consenso sobre a criação da PEC da Segurança Pública, porque não houve uma procura ou um diálogo entre aqueles que operam de fato a segurança pública. “Eu acredito que outros pontos deveriam ser inseridos numa PEC, como uma proteção à Polícia Federal, uma autonomia financeira.” O presidente da ADPF mencionou ainda que a PEC não traz nenhum avanço para a PF, que é Polícia Judiciária da União, como vedação ao contingenciamento, autonomia financeira e gatilho para concurso público. Ele apontou ainda a demanda atual para que se amplie a quantidade de policiais e que se faça investimentos em tecnologia de forma maciça.

Além disso, foi enfatizada a necessidade de valorização da PF, que teve seu orçamento reduzido, com dificuldades para pagamento de diárias e inclusive a indenização de sobreaviso aos seus servidores.

Clique aqui para ver entrevista na íntegra.