Presidente da ADPF se manifesta contra dispositivos da PEC 186

12 de março de 2021 14:21

As entidades que integram a União dos Policiais do Brasil (UPB), entre elas a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), se manifestaram em coletiva de imprensa, na quarta-feira (10), contra dispositivos da PEC 186 (PEC Emergencial) que está em votação no Congresso Nacional.

Além de representar a ADPF, o presidente da associação, Edvandir Felix de Paiva, falou em nome do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia (Fenadepol).

Segundo ele, a PEC contém dispositivos desproporcionais. “Não é proporcional congelar contratações durante15 anos. Como iremos reforçar o trabalho das instituições? Como iremos conseguir manter o trabalho da Polícia Federal durante 15 anos – com aumento de população e aumento da criminalidade – se estamos impossibilitados de fazer contratações?”, questionou Paiva.

Para o presidente, a PEC Emergencial é necessária, assim como o auxílio emergencial é importante para a sociedade, mas não se pode aceitar o tratamento que está sendo dispensado a uma categoria que está trabalhando na linha de frente da pandemia. “Profissionais estão adoecendo, muitos faleceram, outros estão com sequelas por causa dessa doença adquirida no trabalho”, falou.

Edvandir Paiva lembrou que os salários dos servidores estão congelados desde 2016. Para ele, o governo se aproveitou de uma necessidade da população para colocar o servidor público, notadamente os policiais, como uma moeda de troca e bode expiatório.

“Os policiais que acreditaram tanto que seriam finalmente respeitados e valorizados por um governo, estão extremamente decepcionados e desmotivados e pensando o que será dos profissionais de segurança pública durante esses 15 anos”, afirmou.

De acordo com o presidente da ADPF, com esses dispositivos desproporcionais, a PEC emergencial se torna “uma PEC da maldade e da destruição da segurança pública do Brasil”.

Confira a participação do presidente da ADPF, Edvandir Paiva, na Coletiva de Imprensa da UPB: