Principais Notícias do dia – Correio Braziliense, Jornal do Commercio e Zero Hora
Correio Braziliense
Cachoeira na Papuda, e CPI na berlinda
Por determinação judicial, o bicheiro deve ser transferido hoje para a Papuda, em Brasília. Enquanto o contraventor chega, o PT vive um dia de decisão. Vai ou não voltar atrás na criação de uma CPI mista para apurar as ligações políticas do bicheiro? O líder do partido na Câmara, Jilmar Tatto (SP), afirma que não, apesar do risco de o governo federal se tornar alvo das investigações. "Pode haver alguma preocupação de desgaste”, admite. “Mas temos de lembrar que essa não é uma CPI contra o governo." Falta combinar com a oposição. E até com aliados. Partidos da base governista assistem à crise petista de camarote. "O PMDB não propôs nada nem vai despropor (sic). A ideia da CPI foi do PT, quem pariu Mateus que o embale", diz um interlocutor do partido. (Págs. 1 e 2 a 5)
Lula visita Sarney, após operações
O encontro do ex-presidente com o senador ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sarney se recupera de intervenções cardíacas as quais se submeteu no fim de semana. Ele já deixou a UTI e deve ter alta nos próximos dias. (Págs. 1 e 5)
Mais confusão no concurso do Senado
A Polícia Federal investiga se houve violação de um malote de provas no domingo passado. Organizadora da seleção, a FGV admite que a embalagem estava rompida, mas garante que não houve interferência intencional. O Ministério Público já analisa 16 denúncias contra o certame. (Págs. 1 e 13)
Foto-legenda: De olho no pré-sal
Em Brasília, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, propôs uma maior participação de seu país na explorarão de petróleo em troca de tecnologia para a indústria. (Págs. 1, 6 e 7)
PIB continua decepcionando
A atividade econômica no país segue a passos lentos, segundo o Banco Central. A retração foi de 0,23% em fevereiro. Para acelerar a produção e o consumo, governo aposta na queda dos juros. (Págs. 1 e 10)
Estatização à argentina
Cristina Kirchner quer retomar o controle da YPF, a maior produtora de petróleo do país, e abre crise internacional. A empresa é dominada pelos espanhóis. (Págs. 1 e 13)
UnB avança nas pesquisas mesmo com a falta de investimentos (Págs. 1 e 26)
Ensino: Mais 13 cursos terão residência
Antes restrito aos médicos, o programa será ampliado para outros profissionais da área de saúde. A decisão, anunciada pelo MEC, atinge, por exemplo, odontólogos, fisioterapeutas e até psicólogos. (Págs. 1 e 9)
————————————————————————————
Jornal do Commercio
Prefeito apoia obra no Cais José Estelita
João da Costa sinalizou que vai aprovar o projeto Novo Recife e disse que cidade ganhará com plano de compensação definido a partir de necessidades do Centro e que chega a R$ 20 milhões. (Págs. 1 e Cidades 1)
Celpe pede reajuste da luz de 5,61%
Solicitação encaminhada à Aneel é o aumento médio. Agência vai definir os percentuais no próximo dia 24. (Págs. 1 e Economia 1 e 2)
João da Costa e Rands ganham reforço de peso
Prefeito recebeu apoio de 11 das 13 tendências do PT, e Maurício Rands, o do ex-prefeito João Paulo. (Págs. 1, 3 e 4)
Abril vermelho
Sem-terra invadiram sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário. (Págs. 1 e 7)
Diplomata acusado de abusar de garotas em clube de Brasília (Págs. 1 e 6)
Pernambuco na briga por fábrica de caminhões
Grupo Man/Volkswagen decide até o fim do mês local para construir unidade. (Págs. 1 e Economia 6)
————————————————————————————
Zero Hora
Planalto traça plano para controlar CPI incentivada por Lula
Enquanto o ex-presidente vê na comissão possibilidade de esvaziar julgamento do mensalão, governo teme que denúncias atinjam alto escalão em Brasília. (Págs. 1, 4 e 5)
Foto-legenda: Ao redor do cacique
Recuperando-se de cirurgia cardíaca, Sarney recebeu, no hospital, a visita de aliados como Lula e Renan Calheiros. (Págs. 1 e 14)
Argentina nacionaliza petroleira espanhola
Madri promete responder a“ato hostil”do governo de Cristina Kirchner. (Págs. 1 e 28)
Trimestre: Indicador projeta PIB brasileiro ainda fraco
Prévia da medição do crescimento do país, IBCBr teve segunda redução consecutiva no ano. (Págs. 1 e 22)
Futuro: Evento começa a debater o Brasil de 2037
Abertura do Fórum da Liberdade teve críticas a tentativas de controlar a imprensa. (Págs. 1, 18 e 20)
Sem-terra: MST mira laboratório de pesquisa
Uma das áreas invadidas é usada para testes de vacinas contra a febre aftosa. (Págs. 1 e 32)